Desenvolvimento profissional docente
A experiência de formação continuada de professores de uma instituição de ensino superior mineira
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.005Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional Docente, Docência universitária, Formação continuada de professores do ensino superiorResumo
Este artigo tem por objetivo analisar a proposta de desenvolvimento profissional do professor de uma instituição de ensino superior mineira, a partir das experiências de formação continuada realizadas, no período de 2015 a 2018. Para isso, recorreu-se à literatura acerca do tema, fazendo uso, especialmente dos trabalhos de Marli André, Antonio Nóvoa, Carlos Marcelo Garcia. A estratégia metodológica para o seu desenvolvimento contou com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo que esta última fez uso de questionários de avaliação dos encontros de formação, respondidos pelos professores participantes, como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que: (i) as necessidades formativas dos professores incidem sob aspectos do fazer didático-pedagógico; (ii) o interesse dos professores em participar de atividades de formação se deve a expectativa de que esta pode contribuir para a melhoria da prática docente; (iii) e para contribuir com a melhoria da prática pedagógica devem apresentar novas propostas de trabalho, novas metodologias, novos recursos; (iv) e os cursos oferecidos pela Instituição são avaliados de maneira positiva pelos seus participantes, demonstrando que tem potencial para contribuir com o desenvolvimento profissional de seu corpo docente.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.