Perspectivas iniciais para o turismo em Minas Gerais a partir do anuário estatístico do turismo entre 2008 e 2019
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.028Palavras-chave:
Desenvolvimento regional, Minas Gerais, TurismoResumo
O turismo é um fenômeno econômico, político, social e cultural e se desenvolveu com o capitalismo, sendo uma das atividades econômicas mais promissoras, geradora de empregos e de divisas. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar o turismo em Minas Gerais, em termos de continente de origem do turista, arrecadação federal e fluxo de turistas, entre os anos 2008 e 2019. Para tanto, o trabalho foi realizado em duas etapas, sendo a primeira a revisão bibliográfica, e a segunda o levantamento de dados (Anuários de estatísticas de turismo disponíveis no site do ministério do turismo - MTur). A metodologia se fez por análise descritiva dos dados. Ademais, para apresentação e discussão dos resultados, utilizou-se de tabela e figuras. Conclui-se que, em Minas Gerais, devido ao aumento do fluxo turístico durante os anos analisados, houve, consequentemente, aumento da receita turística, resultando, assim, em pontos positivos para a economia, dando força para a política de regionalização. Além disso, quando bem planejado, o turismo colabora para o aumento de negócios e também para a melhoria da qualidade de vida da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.