Revisão bibliográfica sobre a síndrome de Asperger
Diagnóstico, características e tratamento adequado
DOI:
https://doi.org/10.70406/2675-133X.2024.279Palavras-chave:
Asperger; TEA; Autismo; Síndrome de Asperger.Resumo
Introdução: A síndrome de Asperger (SA) é uma condição do espectro autista que afeta a capacidade de comunicação e interação social do indivíduo. Os sintomas da SA variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem um desenvolvimento cognitivo normal, criação de rotinas rígidas, manias repetitivas e deficiente interação social. Objetivo: O objetivo do artigo é aprofundar o conhecimento acerca da SA, compreendendo seu tratamento e características. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada bases de dados eletrônicas Scielo e PubMed. Adotou-se como descritores “Asperger’s syndrome” e “Autism”, combinadas com o descritor booleano “AND”. Além disso, foram utilizadas informações obtidas nos sites oficiais do governo. Revisão Bibliográfica: Embora as causas exatas ainda sejam desconhecidas, acredita-se que fatores genéticos e ambientais influenciam no seu desenvolvimento. Muitas pessoas com Asperger chegam à idade adulta sem diagnóstico preciso devido à natureza leve ou particular dos sintomas. O diagnóstico da SA geralmente é feito por um psicólogo, mas pode envolver outros profissionais de saúde. Não existe cura para a síndrome, mas existem tratamentos e terapias disponíveis para ajudar os indivíduos a melhorar sua qualidade de vida. O tratamento adequado para a SA pode incluir terapia comportamental e ocupacional, fonoaudiologia e psicologia. Além disso, em alguns casos, o uso de medicamentos pode ser recomendado para tratar sintomas. Conclusão: É importante que esses indivíduos recebam apoio e conhecimento de suas famílias, amigos e comunidade para que possam viver uma vida plena e satisfatória. Com o suporte adequado, essas pessoas podem aprender a lidar com seus desafios e ter melhor qualidade de vida.
Abstract
Introduction: Asperger's syndrome (AS) is a condition on the autism spectrum that affects an individual's ability to communicate and social interact. Symptoms of AS vary from person to person, but generally include normal cognitive development, the creation of rigid routines, repetitive habits and poor social interaction. Objective: The objective of the article is to deepen knowledge about AS, understanding its treatment and characteristics. Methodology: This is a bibliographic review carried out on the Scielo and PubMed electronic databases. “Asperger’s
syndrome” and “Autism” were adopted as descriptors, combined with the Boolean descriptor “AND”. Furthermore, information obtained from official government websites was used. Literature Review: Although the exact causes are still unknown, it is believed that genetic and environmental factors influence its development. Many people with Asperger's reach adulthood without an accurate diagnosis due to the mild or particular nature of the symptoms. The diagnosis of AS is usually made by a psychologist, but may involve other health professionals. There is no cure for the syndrome, but there are treatments and therapies available to help individuals improve their quality of life. Appropriate treatment for AS may include behavioral and occupational therapy, speech therapy and psychology. Additionally, in some cases, the use of medications may be recommended to treat symptoms. Conclusion: It is important that these individuals receive support and knowledge from their families, friends and community so that they can live a full and satisfying life. With adequate support, these people can learn to deal with their challenges and have a better quality of life.
Keywords: Asperger’s; ASD; Autism; Asperger's syndrome.
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