Relações entre a exposição aos agrotóxicos e o desenvolvimento do câncer
Revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.040Palavras-chave:
Agrotóxicos, Câncer, Neoplasia, Saúde do trabalhador ruralResumo
A associação causal entre exposição ocupacional aos agrotóxicos e carcinogênese se estende para diversos agentes químicos e circunstâncias de trabalho, o que sugere uma correlação entre a expansão do uso dos agrotóxicos no país com o crescente aumento de casos de câncer, principalmente em agricultores. O objetivo do estudo foi verificar a relação entre exposição aos agrotóxicos e desenvolvimento de neoplasias e os impactos gerais na saúde do homem. Trata-se de uma revisão sistemática realizada no PubMed e no SciELO, utilizando os termos “Cancer AND Agrochemicals” e “Cancer AND Agrochemicals AND Farmworkers”, em inglês e português. O estresse oxidativo agudo ou de longa duração perturba o metabolismo celular e pode acelerar o desenvolvimento de várias doenças, como o câncer. Observou-se riscos aumentados para neoplasias de mama, próstata, tireoide, lábio, pâncreas, linfomas e melanomas entre trabalhadores rurais e populações potencialmente expostas a agrotóxicos, embora sejam necessários mais estudos na área. Alguns vieses foram observados como a classificação incorreta de exposição não diferencial e o fato de a neoplasia ser uma doença multifatorial. Espera-se que essas discussões sejam incentivo para pesquisas na área, proporcionando visibilidade às questões relacionadas aos riscos eminentes da exposição aos agrotóxicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.