Estudo da eficiência do álcool 70 e monopersulfato de potássio 1% usados na uti em hospital filantrópico da microregião do vale do piranga
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.031Palavras-chave:
Hospital, Unidade de tratamento intensivo, desinfetanteResumo
Encontra-se no mercado uma diversidade de produtos químicos com ação antimicrobiana A presença de agentes antimicrobianos nas formulações dos desinfetantes é indispensável para manutenção de altos níveis de padrões de desinfecção, especialmente no ambiente hospitalar em materiais próximos ao paciente. Além de promover um ambiente seguro e saudável para todos, atua como ferramenta essencial, na prevenção de infecções. A presente pesquisa teve como objetivo, estudo comparativo dos desinfetantes Álcool etílico 70% (p/v) e monopersulfato de potássio 1% quanto a capacidade de eliminação ou redução da carga microbiana encontrada em materiais analisados em leitos da UTI de um Hospital Filantrópico da Microrregião do Vale do Piranga. Para isso foi desenvolvido um estudo experimental preliminar para selecionar os materiais de maior crescimento microbiano, dos 12 materiais, 6 apresentaram crescimento significativo, sendo esses centro de amostragem antes e após uso dos desinfetantes, totalizando 528 amostras para estudo. De acordo com os resultados obtidos foi possível observar o crescimento microbiano em todos os materiais analisados, porém, após o procedimento de desinfecção com álcool etílico 70 (p/v) e monopersulfato de potássio 1%, ambos demonstraram decaimento significativo da carga microbiana, assim conclui-se, que os desinfetantes em estudo diante das condições analisadas apresentaram eficácia satisfatória e que os materiais analisados podem atuar como reservatório de microorganismos, sugerindo ser fonte de transmissão de infecções no ambiente hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.