O efeito da realidade virtual no equilíbrio de idosos
Revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.027Palavras-chave:
Envelhecimento, Equilíbrio postural, Realidade virtualResumo
A população idosa vem crescendo constantemente e o processo de envelhecimento provoca modificações de diversos sistemas do corpo. Uma das mais importantes alterações desse processo é o equilíbrio, que está ligado diretamente às atividades de vida diária (AVD) e ao risco de queda. A realidade virtual (RV) simula o ambiente onde os participantes são capazes de visualizar, manipular e interagir com ele. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia de da realidade virtual, através do uso do Nintendo Wii® no equilíbrio de idosos. Esse artigo trata-se de um estudo exploratório, do tipo revisão de literatura, realizado nas bases de dados SCIELO, LILACS, PUBMED e PEDRO, publicados entre 2014 e 2020 utilizando os descritores: Idoso, Nintendo Wii® e equilíbrio. Após a busca, foram encontrados 9 artigos e os resultados demonstram como benefícios primários, após utilizar o Nintendo Wii®, a melhora do equilíbrio estático, dinâmico e como benefícios secundários melhora da capacidade funcional e diversão/motivação. A partir da análise das pesquisas, conclui-se que o Nintendo Wii® é um instrumento de intervenção eficaz, com uma boa aceitação do paciente idoso e traz como melhora o aumento do equilíbrio e capacidade funcional, além de ser uma forma de intervenção divertida e motivadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.