O efeito da realidade virtual no equilíbrio de idosos: Revisão de literatura

O efeito da realidade virtual no equilíbrio de idosos

Revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.027

Palavras-chave:

Envelhecimento, Equilíbrio postural, Realidade virtual

Resumo

A população idosa vem crescendo constantemente e o processo de envelhecimento provoca modificações de diversos sistemas do corpo. Uma das mais importantes alterações desse processo é o equilíbrio, que está ligado diretamente às atividades de vida diária (AVD) e ao risco de queda. A realidade virtual (RV) simula o ambiente onde os participantes são capazes de visualizar, manipular e interagir com ele. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia de da realidade virtual, através do uso do Nintendo Wii® no equilíbrio de idosos. Esse artigo trata-se de um estudo exploratório, do tipo revisão de literatura, realizado nas bases de dados SCIELO, LILACS, PUBMED e PEDRO, publicados entre 2014 e 2020 utilizando os descritores: Idoso, Nintendo Wii® e equilíbrio. Após a busca, foram encontrados 9 artigos e os resultados demonstram como benefícios primários, após utilizar o Nintendo Wii®, a melhora do equilíbrio estático, dinâmico e como benefícios secundários melhora da capacidade funcional e diversão/motivação. A partir da análise das pesquisas, conclui-se que o Nintendo Wii® é um instrumento de intervenção eficaz, com uma boa aceitação do paciente idoso e traz como melhora o aumento do equilíbrio e capacidade funcional, além de ser uma forma de intervenção divertida e motivadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

Paula Teixeira Pimentel, & Ramon Repolês Soares. (2020). O efeito da realidade virtual no equilíbrio de idosos: Revisão de literatura. SAÚDE DINÂMICA, 2(4), 84–99. https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.027
Loading...