Efeito do treinamento resistido associado à oclusão vascular em lesões osteomusculares de membros inferiores
Revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.023Palavras-chave:
Fisioterapia, Oclusão Terapêutica, Reabilitação, Exercício FísicoResumo
As lesões osteosmusculares de membros inferiores trazem várias limitações aos indivíduos, além de alterações que atrasam o processo de reabilitação como dor, edema, fraqueza e atrofia. Essas alterações impactam negativamente a capacidade muscular e impossibilitam que sejam aplicados programas de fortalecimento com cargas elevadas, atrasando a reabilitação. A realização do exercício resistido associado à oclusão vascular (TR-OV), tem por objetivo proporcionar aos indivíduos que não toleram exercícios com cargas elevadas, ganhos de força e hipertrofia muscular de forma acelerada. Verificar os efeitos do exercício resistido associado à oclusão vascular na reabilitação de lesões osteomusculares em membros inferiores. Foram selecionados artigos das bases de dados SciELO, PubMed e PEDro utilizando as palavras chaves: “vascular occlusion”, “physiotherapy”, “resistence exercise”, “reabilitação”, “oclusão vascular”, “restrição do fluxo sanguíneo”, “fisioterapia”, “exercício resistido”. Foram encontrados nove estudos. Os principais resultados observados com TR-OV foram: melhora na dor e qualidade de vida dos indivíduos avaliados, aumento na resposta hipertrófica e força. Os resultados revelaram efeitos melhores com TR-OV em comparação com a reabilitação convencional, exercícios com resistência de baixa e alta carga. Ressalta-se que o TR-OV gera resultados positivos na reabilitação em amplos aspectos como na diminuição da dor, aumento da força e massa muscular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.