Patologias relacionadas ao sistema nervoso causadas por traumatismos cranioencefálicos em consequência de acidentes automobilísticos
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.015Palavras-chave:
Traumatismos cranioencefálicos, Sistema Nervoso, Neurocirurgia, Patologia, EpidemiologiaResumo
Devido a grande prevalência de acidentes automobilísticos na contemporaneidade é preciso elucidar os seus mecanismos de ocorrência bem como suas possíveis consequências ao TCE e às patologias do sistema nervoso, possibilitando a construção de medidas que minimizem potenciais danos, como a epilepsia e os danos cerebrais potencialmente, fatais. O objetivo deste artigo é esclarecer quais são as kpatologias que podem ser desencadeadas diante de tais episódios, bem como o impacto delas na sociedade. O estudo configura-se como uma revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO, no Portal do DER-MG, tendo como metodologia a pesquisa retrospectiva quantitativa e qualitativa. Esta revisão demonstrou uma grande prevalência de patologias relacionadas ao sistema nervoso causadas por traumatismos cranioencefálicos oriundos de acidentes e traumas automobilísticos, os quais configuram um grande problema de saúde pública, sobrecarregando os hospitais e emergências subordinadas ao SUS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.