A importância da atenção farmacêutica para o acompanhamento do paciente portador de diabetes insulinodependente
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.007Palavras-chave:
atenção farmacêutica, diabetes mellitus, insulinaResumo
O diabetes mellitus (DM) possui alta prevalência mundial e requer controle glicêmico e cuidados contínuos a fim de se evitar complicações agudas e crônicas. Este trabalho foi desenvolvido com 54 indivíduos portadores de DM insulinodependente cadastrados em 3 unidades básicas de saúde da família da área urbana de Ponte Nova/MG, por meio de visita domiciliar e aplicação de questionário aos mesmos, com os objetivos de avaliar os conhecimentos e hábitos desse grupo em relação a seu controle glicêmico; explicar como aplicar e armazenar a insulina; orientar sobre o descarte de insumos utilizados para aplicar a insulina; identificar os diabéticos portadores de complicações crônicas associadas ao diabetes; construir e propor a utilização de um dispositivo para facilitar a realização do rodízio dos locais de aplicação da insulina; demonstrar a importância da atenção farmacêutica no acompanhamento do paciente portador de diabetes insulinodependente. Verificou-se, dentre os achados desse estudo, práticas de aplicação de insulina divergentes do preconizado e deficiência no controle glicêmico dos pacientes, além de incorreções quanto ao local de armazenamento da insulina e na forma de descarte e destinação dos insumos perfurocortantes, em parte dos domicílios visitados. Isso demonstra a importância da atuação do farmacêutico em uma equipe multiprofissional, promovendo ações para melhorar os hábitos e estilo de vida dos pacientes diabéticos e para um alcance de maior eficiência terapêutica do tratamento proposto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.