A importância da atenção farmacêutica para o acompanhamento do paciente portador de diabetes insulinodependente

A importância da atenção farmacêutica para o acompanhamento do paciente portador de diabetes insulinodependente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.007

Palavras-chave:

atenção farmacêutica, diabetes mellitus, insulina

Resumo

O diabetes mellitus (DM) possui alta prevalência mundial e requer controle glicêmico e cuidados contínuos a fim de se evitar complicações agudas e crônicas. Este trabalho foi desenvolvido com 54 indivíduos portadores de DM insulinodependente cadastrados em 3 unidades básicas de saúde da família da área urbana de Ponte Nova/MG, por meio de visita domiciliar e aplicação de questionário aos mesmos, com os objetivos de avaliar os conhecimentos e hábitos desse grupo em relação a seu controle glicêmico; explicar como aplicar e armazenar a insulina; orientar sobre o descarte de insumos utilizados para aplicar a insulina; identificar os diabéticos portadores de complicações crônicas associadas ao diabetes; construir e propor a utilização de um dispositivo  para facilitar a realização do rodízio dos locais de aplicação da insulina; demonstrar a importância da atenção farmacêutica no acompanhamento do paciente portador de diabetes insulinodependente. Verificou-se, dentre os achados desse estudo, práticas de aplicação de insulina divergentes do preconizado e deficiência no controle glicêmico dos pacientes, além de incorreções quanto ao local de armazenamento da insulina e na forma de descarte e destinação dos insumos perfurocortantes, em parte dos domicílios visitados. Isso demonstra a importância da atuação do farmacêutico em uma equipe multiprofissional, promovendo ações para melhorar os hábitos e estilo de vida dos pacientes diabéticos e para um alcance de maior eficiência terapêutica do tratamento proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adélia Ferreira de Souza, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Graduada em Farmácia pela Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga.

Ruth Maria Alves Garcia, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Mestra em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil(2001). Especialista em Políticas e Gestão da Saúde. Auditora Assistencial - SES/MG. Professora Me. Faculdade Dinâmica - Ponte Nova/MG.

Downloads

Publicado

28-12-2019

Como Citar

Adélia Ferreira de Souza, & Ruth Maria Alves Garcia. (2019). A importância da atenção farmacêutica para o acompanhamento do paciente portador de diabetes insulinodependente. SAÚDE DINÂMICA, 1(2). https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.007
Loading...