Avaliação psicológica na equoterapia
Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.056Palavras-chave:
Terapia assistida por cavalos, Psicologia, Testes psicológicosResumo
O presente artigo teve como proposta analisar pesquisas em equoterapia, dentre os anos de 2015
e 2020, afim de verificar as ferramentas utilizadas na avaliações psicológicas, bem como os
construtos avaliados e seus respectivos resultados. Apesar dessas avaliações psicológicas dentro
da equoterapia serem um tema de grande importância, o mesmo é pouco abordado pelos
pesquisadores e instituições. Culminando em uma escassa fonte de informações nas plataformas
de pesquisa, motivo pelo qual faz-se necessária a realização de estudos representativos, como
este, de modo que se utilizem das mesmas escalas de avaliação para que consigam obter a
objetivação e padronização dos resultados em uma mesma escala de avaliação. Com efeito, ao
todo foram reunidos cinco estudos a respeito desse tema para análise e investigação que tiveram
como enfoque pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Transtorno de Atenção
e Hiperatividade (TDAH), nos quais o público majoritário fora composto por crianças e
adolescentes. Na elaboração da presente obra, foram utilizadas técnicas de pesquisa de revisão
integrativa que possuem como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido
sobre o tema. Observou-se que os estudos analisados utilizaram como ferramentas de pesquisa os
seguintes instrumentos: inventário, testes de escala e avaliação de comportamento. Com isso, os
resultados cujo viés se voltaram para as questões psicológicas obtiveram positividade nos
atributos relativos à melhora no funcionamento social, no indicador correspondente às relações
interpessoais, na função executiva e no desempenho, como também no comportamento inibitório.
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