Covid-19 and the mental health of higher education students

Covid-19 and the mental health of higher education students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4322/2176-6509.2023.005

Keywords:

Mental Health, University, Social Isolation, Pandemic

Abstract

With the emergence of Covid-19, prevention measures have been proposed by the World Health Organization (WHO) to inhibit the spread of the disease in several countries around the world. Among the measures was the social isolation that brought changes in the teaching methodology of several institutions and in the lives of university students. Thus, the objective of the present study was to identify in the national literature, which and how the research presents the main consequences of the Covid-19 pandemic on the mental health of higher education students and the main ways of coping. For this, an integrative literature review was carried out from the databases Virtual Health Library (VHL) and Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). After analyzing the studies surveyed, 42 eligible studies were selected and then tabulated through Excel Software. According to the contents found, social isolation affected the life and routine of the students. They had to adapt to distance learning and deal with the lack of social contact with friends and family. Negative impacts such as fear of dying or being contaminated, fear of losing a loved one, hopelessness, loneliness and suicidal thoughts were generated. These factors have further contributed to mental illness and the emergence of psychological symptoms and illnesses such as depression, anxiety, and stress in the academic population. Strategies were developed by educational institutions and students themselves to help cope with the impacts generated by the pandemic on mental health.

Resumo

Com o surgimento da Covid-19, medidas de prevenção foram propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para inibir a disseminação da doença em diversos países pelo mundo. Dentre as medidas estava o isolamento social que trouxe mudanças na metodologia de ensino de diversas instituições e na vida dos estudantes universitários. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi identificar na literatura nacional, quais e como as pesquisas apresentam as principais consequências da pandemia da Covid -19 na saúde mental de estudantes do ensino superior e as principais formas de enfrentamento. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura a partir das bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após análise dos estudos levantados, selecionou-se 42 estudos elegíveis que foram tabulados através do Software Excel. De acordo com os conteúdos encontrados, o isolamento social afetou a vida e a rotina dos estudantes. Eles tiveram que adaptar-se ao ensino à distância e lidar com a falta de contato social com amigos e familiares. Gerou-se impactos negativos como o medo de morrer ou de ser contaminado, medo de perder algum ente querido, desesperança, solidão e pensamentos suicidas. Esses fatores contribuíram ainda mais para o adoecimento mental e o surgimento de sintomas e doenças psicológicas como a depressão, ansiedade e estresse na população acadêmica. Estratégias foram elaboradas pelas instituições de ensino e pelos próprios alunos para auxiliarem no enfrentamento dos impactos gerados pela pandemia na saúde mental.

Palavras-chave: Saúde Mental; Universitários; Isolamento Social; Pandemia.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALBUQUERQUE, L. M. N. F; TURRINI, R. N. T. Efeitos das essências florais nos sintomas de estresse de estudantes de enfermagem: ensaio clínico randomizado. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 56, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0307>. Acesso em: 24 fev. 2023

ANDRES, F. C. et al. A utilização da plataforma Google Forms em pesquisa acadêmica: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e284997174-e284997174, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7174>. Acesso em: 14 mar. 2023

ANIDO, I. G. et al. Relatos da linha de frente: os impactos da pandemia da Covid-19 sobre profissionais e estudantes da Saúde em São Paulo. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/interface.210007>. Acesso em: 24 fev. 2023

ARAÚJO, L. et al. Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19. Revista de Enfermagem Referência, p. 1-8, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.12707/RV21109>. Acesso em: 24 fev. 2023

BAIXINHO, C. L; FERREIRA, Ó. R. Ser estudante de enfermagem em tempos de COVID-19. Escola Anna Nery, v. 25, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0541. Acesso em: 24 fev. 2023

BARROS, G. F. O. et al. Fatores associados a ansiedade, depressão e estresse em estudantes de Medicina na pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20210482>. Acesso em: 24 fev. 2023

BRANDTNER, M; BARDAGI, M. Sintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 2, n. 2, p. 81-91, 2009. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202009000200004>. Acesso em: 30 mar. 2022

BRASIL. M. S. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Coronavírus (COVID-19): relatório semanal 1. Brasília, 2020. Disponível em: <https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/09/1291957/boletim0323.pdf>. Acesso em : 12 mar. 2023

BRASIL, M. S. Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. Brasília, 2021. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/06/1373209/pno_11_versao_final_atualizado.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023

CARDOSO, A. C. C. et al. Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes de Medicina durante a pandemia de Covid-19. Revista brasileira de educação médica, v. 46, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210242>. Acesso em: 24 fev. 2023

DALPIAZ, G. et al. O impacto da primeira onda da pandemia de Covid-19 na saúde mental de estudantes brasileiros. Rev. Bras. Psicoter.(Online), p. 105-119, 2021.. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2023

ESTEVES, C. S. et al. Avaliação de sintomas depressivos em estudantes durante a pandemia do COVID-19. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 9, n. 1, p. 9-17, 2021. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=497968968002>. Acesso em: 30 mar. 2022.

FAGUNDES, A. T. et al. Universitários no contexto da covid-19: perfil, comportamentos e atividades acadêmicas. Cogit. Enferm.(Online), 2022. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/zh/covidwho-1847571?lang=pt>. Acesso em: 24 fev. 2023

FALEIROS, F. et al. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 25, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-07072016003880014>. Acesso em: 14 mar. 2023

FERREIRA, I. V; SILVA, H. D. et al. Relação entre a recorrência do herpes simples e o estresse durante a pandemia de covid-19 em estudantes de odontologia. HU rev, p. 1-7, 2022a. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/33468/24277 >. Acesso em: 24 fev. 2023

FERREIRA, L. C. et al. Lições da pandemia de Covid-19: um estudo quali-quantitativo com estudantes de Medicina e médicos recém-formados. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220067 >. Acesso em: 24 fev. 2023

GADAGNOTO, T. C. et al. Repercussões emocionais da pandemia da COVID-19 em adolescentes: desafios à saúde pública. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 56, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0424>. Acesso em: 24 fev. 2023

GONÇALVES, N. C. A. et al. Pandemia do coronavírus e ensino remoto emergencial: Percepção do impacto no bem estar de universitários. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 11, n. 3, p. 26-39, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.26864/pcs.v11.n3.2 >. Acesso em: 24 fev. 2023

GUNDIM, V. A. et al. Transtornos Mentais Comuns e rotina acadêmica na graduação em Enfermagem: impactos da pandemia de COVID-19. Rev. port. enferm. saúde mental, p. 21-37, 2022. Disponível em: < https://doi.org/10.19131/rpesm.322 >. Acesso em: 24 fev. 2023

HOCHMAN, B. et al. Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 20, p. 2-9, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-86502005000800002>. Acesso em: 14 mar. 2023

JANTARA, R. D. et al. Isolamento social e solidão em estudantes de enfermagem no contexto da pandemia COVID-19. Revista Enfermagem UERJ, v. 30, n. 1, p. 63609, 2022. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/63609>. Acesso em 24 fev. 2023

LIBERAL, S. P. et al. Implementação de teleatendimento em saúde mental para estudantes de Medicina durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20200407 >. Acesso em: 24 fev. 2023

LIMA, H. de et al. A vivência do medo por estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Cienc Cuid Saude, v. 21, p. e58691, 2022. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v21i0.58691>. Acesso em: 24 fev.2023

MAIA, B. R; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067>. Acesso em: 24 fev. 2023

MANICA, G. B. O impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários: o efeito mediador do capital psicológico. 2022. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10071/24369>. Acesso em: 25 abr. 2022.

MARQUEZ, L. V. et al. Rodas de conversa remotas: ensino-aprendizagem e vivência da promoção da saúde na pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210292>. Acesso em: 24 fev. 2023

MEDEIROS, M. S. et al. A arte como estratégia de Coping em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200354>. Acesso em: 24 fev. 2023

MENDES, T. B. et al. Atividade física e sintomas de ansiedade e depressão entre estudantes de medicina durante a pandemia. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 27, p. 582-587, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1517-8692202127062021_0059 >. Acesso em: 24 fev. 2023

MENEGHEL, S. N; RIBEIRO, R. H; OLIVEIRA, D. C. Grupos virtuais no enfrentamento do medo e da morte durante a epidemia de covid-19: contribuições da saúde coletiva. Saúde e Sociedade, v. 31, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210294>. Acesso em:24 fev. 2023

MESSIANO, J. B. et al. Efeitos da pandemia na saúde mental de acadêmicos de medicina do 1º ao 4º ano em faculdade do noroeste paulista. CuidArte, Enferm, p. 43-52, 2021. Disponível em: <http://www.webfipa.net/facfipa/ner/sumarios/cuidarte/2021v1/p.43-52.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2023

MIOTTO, L. P. et al. Dor crônica, ansiedade e sintomas depressivos em estudantes de Enfermagem em tempos de pandemia. Escola Anna Nery, v. 26, 2022. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0351pt >. Acesso em: 24 fev. 2023

MOTA, D. C. B. et al. Saúde mental e uso de internet por estudantes universitários: estratégias de enfrentamento no contexto da COVID-19. Ciencia & saude coletiva, v. 26, p. 2159-2170, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.44142020>. Acesso em: 24 fev. 2023

ORTOLAN, M. L. M; SEI, M. B. Plantão psicológico on-line: a experiência da Clínica Psicológica da UEL no contexto da Covid-19. Rev. Bras. Psicoter.(Online), p. 21-31, 2021. Disponível em: <https://cdn.publisher.gn1.link/rbp.celg.org.br/pdf/v23n3a04.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2023

PORTELA, J. M. G. et al. Uso de substâncias psicoativas e saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. REME-Revista Mineira de Enfermagem, v. 26, p. 1/10-1/10, 2022. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.35699/2316-9389.2022.37251 >. Acesso em: 24 fev. 2023

PORTUGAL, F. B. et al. Distanciamento social e COVID-19: estratégias adotadas por estudantes de Enfermagem. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português), v. 17, n. 2, p. 7-15, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.173655>. Acesso em: 24 fev. 2023

RIOS, I. C; SANTOS, C. D. V. et al. Mentoria de acolhimento para alunos ingressantes no curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021a. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210127>. Acesso em: 24 fev. 2023

RIOS, I. C. et al. Mentoria virtual para estudantes de medicina em tempos de covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 3, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200419>. Acesso em: 24 fev. 2023

ROCHA, A. C. et al. Reflexões sobre a quarentena: uma estratégia de acolhimento de discentes em um grupo de mentoring. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210181>. Acesso em: 24 fev. 2023

ROCHA, M. S; SIVA, Y. G. et al. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários durante a pandemia do COVID-19/Anxiety, depression and stress in university students during the COVID-19 pandemic. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 8, p. 80959-70, 2021a. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2023

SANTOS, J. E. et al. Práticas de manejo de estresse em tempos de Covid-19. Saúde em Redes, v. 7, n. 1Sup, p. 133-141, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp133-141>. Acesso em: 24 fev. 2023

SANTOS JUNIOR, M. T. Impacto do isolamento social durante a pandemia do COVID-19 na percepção da qualidade de vida e rotina por estudantes de odontologia. 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/215851>. Acesso em: 24 fev. 2023

SCORSOLINI-COMIN, F. et al. Saúde mental e estratégias de coping em pós-graduandos na pandemia da COVID-19. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 29, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1518-8345.5012.3491>. Acesso em: 24 fev. 2023

SERRA, S. T. et al. Implantação de mentoria on-line em uma faculdade de medicina durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210193>. Acesso em: 24 fev. 2023

SILVA, A. C. et al. O impacto psicológico da pandemia de COVID-19 nos acadêmicos de medicina da região de Carajás. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 6, p. 19731-19747, 2020. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/22290>. Acesso em: 30 mar 2022

SILVA, V. S. et al. Mentoria durante pandemia: um ambiente de acolhimento, pertencimento e humanização para primeiranistas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210136 >. Acesso em: 24 fev. 2023

SOUZA, L. A; HENDERSON, G. F. Testemunhos durante a pandemia: reflexões psicanalíticas sobre trauma, Estado, economia e morte. Saúde e Sociedade, v. 30, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200435>. Acesso em: 24 fev. 2023

SOUZA, M. T; SILVA, M. D; CARVALHO, R.Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 05 abr. 2022

SOUZA, M. G. B. et al. Afetividade negativa e intenção de abandono entre estudantes de Ciências Contábeis durante a pandemia da Covid-19. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 21, p. 12, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.16930/2237-766220223314>. Acesso em: 24 fev. 2023

SUNDE, R. M. et al. Efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos universitários: caso de estudantes da Universidade Rovuma, Moçambique. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, v. 11, n. 2, p. 88-102, 2022. Disponível em : <https://doi.org/10.17566/ciads.v11i2.869>. Acesso em: 24 fev. 2023

TEIXEIRA, L. A. C; COSTA. R. A et al. Saúde mental dos estudantes de Medicina do Brasil durante a pandemia da coronavirus disease 2019. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 70, p. 21-29, 2021a. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0047-2085000000315>. Acesso em: 24 fev. 2023

TEIXEIRA, V. P. G; TAVARES, L. R. M; BARBOSA, S. A. B. F. O impacto na saúde mental de universitários de Alagoas decorrente da pandemia do COVID-19. Conjecturas, v. 21, n. 3, p. 681-691, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.53660/CONJ-140-230>. Acesso em: 30 mar. 2022

TORRES, R. A. M et al. Saúde mental das juventudes e COVID-19: discursos produtores do webcuidado educativo mediados na webrádio. Nursing (São Paulo), v. 23, n. 270, p. 4887-4896, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4887-4896>. Acesso em: 24 fev. 2023

VAZQUEZ, D. A. et al. Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19. Saúde em Debate, v. 46, p. 304-317, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-1104202213304>. Acesso em: 12 mar. 2023

VISENTINI, B. P. et al. A experiência do distanciamento social dos estudantes de enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 23, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/ree.v23.68264>. Acesso em: 24 fev. 2023

VIVENZIO, R. A. et al. Grupo terapêutico on-line: dispositivo de cuidado para saúde mental de universitários em tempos de pandemia. Revista de Psicologia, v. 13, n. 2, p. 71-79, 2022. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8625658>. Acesso em: 24 fev. 2023

Published

2023-08-08

How to Cite

Leal Bordoni, F., & Mansur Gomides Lima, M. (2023). Covid-19 and the mental health of higher education students. CIÊNCIA DINÂMICA, 14(1), 101–119. https://doi.org/10.4322/2176-6509.2023.005
Loading...