O movimento social negro
Uma luta pelo reconhecimento de direitos e cidadania em Ponte Nova- Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.010Palavras-chave:
Movimento Negro, Políticas de promoção da igualdade racial, relações étnicos-raciais, direitoResumo
O presente trabalho buscou compreender os efeitos políticos, sociais e jurídicos das ações do movimento social negro em Ponte Nova, município do estado de Minas Gerais estendendo alguns pontos ao Brasil, desde a escravidão, até os dias atuais, indicando as diferentes propostas contestatórias expressas nas políticas públicas que visam o combate às iniquidades raciais e o próprio combate ao racismo estrutural brasileiro. Apurou-se ainda, a reverberação das políticas de equidade racial e ações do movimento social negro a partir da documentação referente às atividades do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), desde sua criação, em 12 de maio de 2005, até o ano de 2018, localizado no município de Ponte Nova do estado de Minas Gerais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.