A Covid-19 e a saúde mental de estudantes do ensino superior

  • Franciele Leal Bordoni
  • Marcela Mansur Gomides Lima
Palavras-chave: Saúde Mental, Universitários, Isolamento Social, Pandemia

Resumo

Com o surgimento da Covid-19, medidas de prevenção foram propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para inibir a disseminação da doença em diversos países pelo mundo. Dentre as medidas estava o isolamento social que trouxe mudanças na metodologia de ensino de diversas instituições e na vida dos estudantes universitários. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi identificar na literatura nacional, quais e como as pesquisas apresentam as principais consequências da pandemia da Covid -19 na saúde mental de estudantes do ensino superior e as principais formas de enfrentamento. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura a partir das bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após análise dos estudos levantados, selecionou-se 42 estudos elegíveis que foram tabulados através do Software Excel. De acordo com os conteúdos encontrados, o isolamento social afetou a vida e a rotina dos estudantes. Eles tiveram que adaptar-se ao ensino à distância e lidar com a falta de contato social com amigos e familiares. Gerou-se impactos negativos como o medo de morrer ou de ser contaminado, medo de perder algum ente querido, desesperança, solidão e pensamentos suicidas. Esses fatores contribuíram ainda mais para o adoecimento mental e o surgimento de sintomas e doenças psicológicas como a depressão, ansiedade e estresse na população acadêmica. Estratégias foram elaboradas pelas instituições de ensino e pelos próprios alunos para auxiliarem no enfrentamento dos impactos gerados pela pandemia na saúde mental.

Publicado
2023-08-08