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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. Serão aceitos artigos em português e inglês. 
2. Todos os textos enviados para publicação devem ser redigidos com espaçamento 1,5. Fonte Times New Roman. Tamanho 12 para o texto, e 10 e espaçamento simples para citações longas, notas de rodapé, tabelas e quadros. Parágrafos: alinhamento justificado, sem espaçamento entre parágrafos. Formatação em papel A4 (29,7 x 21cm), Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm. 
 3. Folha de Rosto e Manuscrito:
 Folha de rosto: Este arquivo deverá ser submetido separadamente dos demais a fim de permitir uma avaliação às cegas do estudo. Devem ser inseridos os seguintes tópicos: título em português e inglês (máximo de 20 palavras); sugestão de título curto (máximo de 10 palavras); autores (nomes completos); instituições às quais os autores mantêm vínculo acadêmico; nome, endereço institucional completo, telefone e endereço eletrônico do autor responsável pela correspondência. 

Manuscrito: Todas as páginas devem ser numeradas no canto superior direito. Na primeira página devem estar contidos somente o título (em português e inglês), o resumo e o abstract, com suas respectivas palavras-chave e keywords. O texto principal do artigo deve ser iniciado a partir da página 2 (dois).
a. Título: deve ser estruturado contendo o resultado encontrado no trabalho, expressando ao leitor a principal contribuição do seu trabalho. Primeiramente deve ser apresentado o título em Português e logo abaixo o título em inglês;
 
b. Resumo: O resumo deve conter informações claras sobre o objetivo do trabalho, bases teóricas utilizadas, principais considerações metodológicas (quando for o caso) e resultados mais relevantes. Deve ter no máximo 250 palavras e ser acompanhado por no mínimo 3 e máximo 6 palavras-chave, incluindo ponto e vírgulas entre elas;
c.  Abstract: versão fiel em inglês do resumo, deve ser acompanhado de keywords correspondentes;
d. Texto principal do artigo, respeitando o limite de palavras delimitadas pelo mínimo de 6.000 (seis mil) e máximo de 8.000 (oito mil) palavras, incluindo resumo, títulos, palavras-chave, ilustrações (tabela, figura, quadro, imagem e outros), referências e nota de rodapé, observadas as normas de formatação previstas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
e. O arquivo, contendo o manuscrito, deve ser enviado sem identificação de autoria e com numeração de tópicos/capítulos;
f. As citações dos autores no texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (Oliveira, 2018) ou (Oliveira, 2018, p.75). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (Gonçalves, 2015a), (Gonçalves, 2015b) etc;
g. As referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT;
h.  As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no rodapé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas);
i. Figuras, tabelas e quadros devem contabilizar no máximo 6 elementos no total;
j. Serão admitidos até 5 autores por artigo.

Artigos Originais

Baseados em resultados inéditos de pesquisas experimentais ou teóricas; ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes). Artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas na pesquisa em ciências humanas e sociais aplicadas.

Artigos de Revisão

Analisam e discutem trabalhos de outros autores. Revisão de Literatura ou estudo teórico sobre temática específica. Podem ser “revisão sistemática e meta-análise” ou “revisão narrativa/crítica”. Revisão sistemática e meta-análise: objetiva responder a pergunta específica e de relevância por meio da síntese de resultados de estudos originais publicados, quantitativos ou qualitativos. Deve descrever com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise). Revisão narrativa/crítica: apresenta caráter descritivo-discursivo, dedicando-se à apresentação compreensiva e à discussão de temas de interesse científico no campo da Ciências humanas e sociais aplicadas. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. Recomenda-se que esse tipo de revisão seja elaborado por pesquisadores com experiência no campo em questão ou por especialistas de reconhecido saber.

Ensaios/ Cartas ao Editor

Comentários sobre aspectos relevantes nas Ciências humanas e sociais aplicadas, estimulando a discussão de novas tendências e controvérsias, construídos de forma lógica, coerente e opinativa. Incluem também correspondências de leitores comentando, discutindo ou criticando artigos publicados na Revista Dinâmica - Ciências humanas e sociais aplicadas. Neste caso, sempre que possível, uma resposta dos autores ou editores será publicada junto com a carta.

Resenhas

Textos sistematizados que apresentam revisão crítica de livros recém publicados; resumos comentados que possibilitam uma visão geral da obra, destacando aspectos positivos e negativos.

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