A economia da educação durante a Ditadura Civil-Militar: Ecos e continuidades da sacralização do mercado nas formações discente e docente

A economia da educação durante a Ditadura Civil-Militar

Ecos e continuidades da sacralização do mercado nas formações discente e docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.003

Palavras-chave:

Educação, Economia, Políticas Públicas

Resumo

O artigo versará sobre as políticas econômicas direcionadas à área educacional compreendidas em um recorte cronológico e temático, circunscrito do Governo João Goulart (1961-1964) à década de 1990, no período denominado de Redemocratização. O intuito, portanto, é a análise das ações do Estado, endereçadas à educação, a partir das articulações econômicas que, em maior parte do tempo, atuam sob as égides da falência política. O fazer político é deslocado das ações voltadas à garantia de direitos básicos e essenciais, para o atendimento dos interesses do mercado. Isso garante a opulência dos modelos neoliberais que privilegiam grupos específicos, em detrimento da educação pública e de qualidade socialmente referenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação (2021) e Licenciado em História (2018) ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (2022) pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (IFMG), em Docência e Prática de Ensino em História (2022) pela UniAmérica/Faculdade Descomplica e em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Focus. Atualmente curso Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), de modo semipresencial pelo Consórcio CECIERJ. Foi aluno-pesquisador e bolsista (2013-2014) de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Foi bolsista Capes\CNPq (2017-2018), do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da UFV (2017-2018). Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Níveis I e II (2018-2019) das áreas de Psicologia e de Fundamentos do Departamento de Educação da UFV. Realizou Estágio em Docência durante o mestrado (2019) na disciplina de Avaliação do curso de Pedagogia da UFV. Integra os seguintes grupos de estudos e pesquisas registrados no Diretório do CNPq: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - UFPA); Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI - UFRRJ), do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) biográficas (GEPAS - UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú) e do Grupo de Pesquisa Vivências e Didáticas Autorais (VIDA - UFF). Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação. 

Joana D'arc Germano Hollerbach, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Administração de Governador Valadares (1986), Licenciatura em História pela Universidade Vale do Rio Doce (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é professora do magistério superior, Associado I, da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, ensino de história, políticas públicas para a educação básica, Ensino Médio, trabalho e educação.

Isabela Cristina Quaresma, Universidade Federal de Viçosa

Formada em cursos de línguas inglesa e espanhola, em nível avançado, pela FISK, com experiência com aulas particulares de idiomas. Graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa com interesse nas áreas: História da Ciência e das Instituições e História Econômica. Participou como voluntária do projeto de pesquisa financiado pelo FAPEMIG: "A atuação da fundação Rockefeller na ESAV, na primeira metade do século XX." É bolsista de Iniciação Científica, fomentada pelo CNPq, intitulada: "A atuação da Fundação Rockefeller na UREMG, na segunda metade do século XX". Ambos projetos tratam dos intercâmbios científico e financeiro entre as instituições envolvidas.

Downloads

Publicado

16-10-2019

Como Citar

Caio Corrêa Derossi, Joana D’arc Germano Hollerbach, & Isabela Cristina Quaresma. (2019). A economia da educação durante a Ditadura Civil-Militar: Ecos e continuidades da sacralização do mercado nas formações discente e docente. CIÊNCIA DINÂMICA, 15(1). https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.003

Edição

Seção

Artigos de Revisão
Loading...