Microempreendedor individual : perfil dos comerciantes do setor varejista, vestuário e acessórios de Passos-MG

Individual microentrepreneur: profile of traders in the retail, clothing and accessories sector in Passos-MG

  • Reinaldo Antônio Bastos Filho
  • Maria Eduarda Alexandre Ribeiro de Souza
  • Igor Balbino
  • Pedro Henrique Nascimento
  • Andréia de Fátima Hoelzle Martins
Palavras-chave: MEI, Varejista, Vestuário, Empreendedorismo

Resumo

O objetivo do presente trabalho se coloca como de verificar a percepção dos comerciantes varejistas (MEI) quanto a criação, motivo de criação, vantagens e desvantagens dessa figura jurídica. Para isso, o desenvolvimento deste trabalho foi realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa a fundamentação, referente à revisão bibliográfica, e a segunda etapa referente ao levantamento de dados, com base nas respostas obtidas junto a formulários disponibilizados aos empresários MEI da cidade Passos, localizada na região sudoeste do estado de Minas Gerais. A metodologia se fez por análise descritiva simples dos dados coletados, utilizou-se também tabela para enriquecer a discussão dos resultados. Os resultados apontam para uma percepção dos participantes de nível moderado a muito difícil para a abertura de MEI. Além disso, o motivo que os levou a abrir um MEI variou entre desejo de abrir um negócio próprio a necessidade de uma renda extra ou mínima. Por fim, não há relação entre o local de residência dos MEI e a localização dos negócios na cidade de Passos-MG. 

Abstract

This research aimed to describe the profile of enterprises in the MEI category of the clothing and accessories retail sector in Passos-MG. For this, a survey was carried out, based on forms applied to MEI entrepreneurs in a city of Minas Gerais (Brazil). The methodology was based on a simple descriptive analysis of the collected data. The results indicate the distribution of gender, age, scholarity, and also, who perceive the degree of difficulty to open a MEI as a moderate to very difficult level. Motivations for opening the business ranged from the desire to open their own business to the need for extra or minimal income. The greatest difficulty in maintaining the enterprise is linked to management, while the benefits listed were greater ease in formalization, the possibility of employing a formal employee and having a minimum income.

Keywords: MEI, Retailer, Clothing, entrepreneurs.

Publicado
2023-12-26