Desenvolvimento profissional docente: A experiência de formação continuada de professores de uma instituição de ensino superior mineira

Desenvolvimento profissional docente

A experiência de formação continuada de professores de uma instituição de ensino superior mineira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.005

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Docência universitária, Formação continuada de professores do ensino superior

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a proposta de desenvolvimento profissional do professor de uma instituição de ensino superior mineira, a partir das experiências de formação continuada realizadas, no período de 2015 a 2018. Para isso, recorreu-se à literatura acerca do tema, fazendo uso, especialmente dos trabalhos de Marli André, Antonio Nóvoa, Carlos Marcelo Garcia. A estratégia metodológica para o seu desenvolvimento contou com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo que esta última fez uso de questionários de avaliação dos encontros de formação, respondidos pelos professores participantes, como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que: (i) as necessidades formativas dos professores incidem sob aspectos do fazer didático-pedagógico; (ii) o interesse dos professores em participar de atividades de formação se deve a expectativa de que esta pode contribuir para a melhoria da prática docente; (iii) e para contribuir com a melhoria da prática pedagógica devem apresentar novas propostas de trabalho, novas metodologias, novos recursos; (iv) e os cursos oferecidos pela Instituição são avaliados de maneira positiva pelos seus participantes, demonstrando que tem potencial para contribuir com o desenvolvimento profissional de seu corpo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Lima Giardini, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Licenciada em Pedagogia pela UFV (2007).Professora da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Educação, Área de Didática e Metodologia do Ensino. Interessa-se pelos estudos de formação de professores e política educacional.

Referências


Downloads

Publicado

26-12-2019

Como Citar

Bárbara Lima Giardini. (2019). Desenvolvimento profissional docente: A experiência de formação continuada de professores de uma instituição de ensino superior mineira. CIÊNCIA DINÂMICA, 16(16). https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.005

Edição

Seção

Artigos Originais
Loading...