Desenvolvimento profissional docente
A experiência de formação continuada de professores de uma instituição de ensino superior mineira
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.005Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional Docente, Docência universitária, Formação continuada de professores do ensino superiorResumo
Este artigo tem por objetivo analisar a proposta de desenvolvimento profissional do professor de uma instituição de ensino superior mineira, a partir das experiências de formação continuada realizadas, no período de 2015 a 2018. Para isso, recorreu-se à literatura acerca do tema, fazendo uso, especialmente dos trabalhos de Marli André, Antonio Nóvoa, Carlos Marcelo Garcia. A estratégia metodológica para o seu desenvolvimento contou com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo que esta última fez uso de questionários de avaliação dos encontros de formação, respondidos pelos professores participantes, como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que: (i) as necessidades formativas dos professores incidem sob aspectos do fazer didático-pedagógico; (ii) o interesse dos professores em participar de atividades de formação se deve a expectativa de que esta pode contribuir para a melhoria da prática docente; (iii) e para contribuir com a melhoria da prática pedagógica devem apresentar novas propostas de trabalho, novas metodologias, novos recursos; (iv) e os cursos oferecidos pela Instituição são avaliados de maneira positiva pelos seus participantes, demonstrando que tem potencial para contribuir com o desenvolvimento profissional de seu corpo docente.