Submissões


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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

I. Serão aceitos artigos em português e inglês

II. Todos os textos enviados para publicação devem ser redigidos com espaçamento simples. Fonte Times New Roman. Tamanho 12 para o texto, e 10 e espaçamento simples para citações longas, notas de rodapé, tabelas e quadros. Parágrafos: alinhamento justificado. Formatação em papel A4 (29,7 x 21cm), Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm.

III. Folha de Rosto e Manuscrito

Folha de rosto: Este arquivo deverá ser submetido separadamente dos demais a fim de permitir uma avaliação às cegas do estudo. Devem ser inseridos os seguintes tópicos: título em português e inglês (máximo de 20 palavras); sugestão de título curto (máximo de 10 palavras); autores (nomes completos); instituições às quais os autores mantêm vínculo acadêmico; nome, endereço institucional completo, telefone e endereço eletrônico do autor responsável pela correspondência.

Manuscrito: Todas as páginas devem ser numeradas no canto superior direito. Na primeira página devem estar contidos somente o título (em português e inglês), o resumo e o abstract, com suas respectivas palavras-chave e keywords. O texto principal do artigo deve ser iniciado a partir da página 2 (dois).

1. Título: deve ser estruturado contendo o resultado encontrado no trabalho, expressando ao leitor a principal contribuição do seu trabalho. Primeiramente deve ser apresentado o título em Português e logo abaixo o título em inglês.

2. Resumo: O resumo deve conter informações claras sobre o objetivo do trabalho, bases teóricas utilizadas, principais considerações metodológicas (quando for o caso) e resultados mais relevantes. Deve ter no máximo 200 palavras e ser acompanhado por no mínimo 3 e máximo 6 palavras-chave, incluindo ponto e vírgulas entre elas.

3. Abstract: versão fiel em inglês do resumo, deve ser acompanhado de keywords correspondentes;

4. Texto principal do artigo deve incluir resumo, títulos, palavras-chave, ilustrações (tabela, figura, quadro, imagem e outros), referências e nota de rodapé, observadas as normas de formatação previstas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

5. O arquivo, contendo o manuscrito, deve ser enviado sem identificação de autoria e com numeração de tópicos/capítulos.

6. Agradecimentos (podem ser mencionados nomes de pessoas que contribuíram com o trabalho mas não preencham os requisitos para caracterizar co-autoria, assim como nome de instituições que proporcionaram apoio financeiro ou logístico);

7. As citações dos autores no texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (OLIVEIRA, 2018) ou (OLIVEIRA, 2018, p.75). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GONÇALVES, 2015a), (GONÇALVES, 2015b) etc.

8. As referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.

9. As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no rodapé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).

10. Figuras, tabelas e quadros devem contabilizar no máximo 6 elementos no total.

IV. Poderão ser aceitos trabalhos nos seguintes formatos:

  1. Artigos Originais: são aceitas produções resultantes de pesquisa de natureza empírica, experimental, documental ou conceitual com resultados que agreguem valores ao campo científico e prático das diversas áreas da saúde.
  2. Artigos de Revisão narrativa e sistemática: estes artigos devem ter como objetivo analisar e discutir trabalhos de outros autores. Revisão de Literatura ou estudo teórico sobre temática específica. Devem ser destinados a apresentação de conhecimentos disponíveis baseados numa avaliação crítica, científica, sistemática e pertinente de um determinado tema.
  3. Relatos de Caso: a comunicação de um caso é pertinente quando a entidade diagnosticada é rara, o tratamento é pioneiro ou tem alguma inovação, ou o resultado é inusitado.

O manuscrito deverá respeitar as particularidades de formatação para cada tipo de contribuição:

Seções

  1. Artigos

    Política padrão de seção


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