Educação Financeira

Pesquisa e análise do conhecimento e planejamento financeiro dos alunos de uma instituição de ensino superior de Minas Gerais

Autores

  • Tamires Ferreira Barbosa Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Donata de Souza Gerra Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Kamila Gabriela Jacob Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga https://orcid.org/0000-0003-4969-5766
  • Priscilla Bianchi Couto Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

DOI:

https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.015

Palavras-chave:

Educação financeira, Planejamento financeiro, Finanças pessoais, Cartão de crédito, Marketing

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento que os alunos de uma instituição de ensino superior do interior de Minas Gerais têm em educação financeira, planejamento financeiro e saber como é a relação deles com o cartão de crédito e o marketing na hora das compras. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionário a 120 alunos que estudam nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia no período noturno, foi possível constatar que os alunos tem um conhecimento básico em educação financeira, mas não realizam um bom planejamento financeiro. Constatou-se também que os entrevistados tem boa relação com o cartão de crédito, pois conseguem quitar as faturas em dia, mas eles são influenciados pelo marketing na hora das compras. Identificou-se também o interesse dos alunos em adquirir mais conhecimento nessa área, pois acham válido o oferecimento de um curso extraclasse sobre educação financeira pela instituição de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-07-2021

Como Citar

Tamires Ferreira Barbosa, Donata de Souza Gerra, Kamila Gabriela Jacob, & Priscilla Bianchi Couto. (2021). Educação Financeira: Pesquisa e análise do conhecimento e planejamento financeiro dos alunos de uma instituição de ensino superior de Minas Gerais. CIÊNCIA DINÂMICA, 14(1), 1–25. https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.015

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)