Finanças pessoais: A importância da educação financeira para o desenvolvimento dos alunos no terceiro ano do ensino médio

Finanças pessoais

A importância da educação financeira para o desenvolvimento dos alunos no terceiro ano do ensino médio

Autores

  • Renata Natividade Souza Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Jéssica Natália da Silva Martins Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Kamila Gabriela Jacob Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga https://orcid.org/0000-0003-4969-5766

DOI:

https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.023

Palavras-chave:

Educação financeira, Finanças pessoais, Conohecimento, Recursos

Resumo

A educação financeira é entendida como um instrumento de desenvolvimento socioeconômico, visto que objetiva contribuir para a qualidade de vida dos indivíduos no que tange a gestão das finanças pessoais. Nesse sentido, este estudo procura analisar o nível de conhecimento de alunos do terceiro ano do ensino médio em relação aos conceitos financeiros e sua aplicabilidade nas decisões pessoais de investimento e consumo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa utilizando como procedimento técnico o levantamento. Os resultados indicaram que os estudantes possuem familiaridade com os termos financeiros e reconhecem a importância da educação financeira. No entanto, possuem pouco conhecimento
na gestão de seus recursos, visto que 90% destinam sua renda para a compra de artigos de vestuário. Ademais, evidenciou-se que educar financeiramente desde cedo pode proporcionar aos jovens melhores soluções para os desafios da vida financeira, o que denota a importância de mais estudos e investimentos nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-07-2022

Como Citar

Renata Natividade Souza, Jéssica Natália da Silva Martins, & Kamila Gabriela Jacob. (2022). Finanças pessoais: A importância da educação financeira para o desenvolvimento dos alunos no terceiro ano do ensino médio. CIÊNCIA DINÂMICA, 13(1), 27–49. https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Loading...